
Seu canto melodioso, semelhante a uma flauta, faz do Bicudo (Oryzoborus maximiliani) um dos pássaros canoros mais famosos do Brasil. Costumam viver em áreas isoladas próximas às regiões alagadiças, pelos estados de Minas Gerais, Bahia e também na região Centro-Oeste.
* São pássaros territorialistas e, nos períodos de acasalamento, não permitem que outros pássaros (Curió, Azulão) adentrem pelos seus limites demarcados. Pertence ao mesmo gênero do Curió e diferencia-se deste por apresentar o corpo todo preto (macho) e ser um pouco maior (15 cm em média). A fêmea do Bicudo, assim como os exemplares jovens, apresenta uma coloração marrom que os diferencia do macho adulto, que é preto com apenas uma manchinha branca em cada asa. Recomenda-se ter cuidado ao juntar o casal para a reprodução, não devendo dispor para o acasalamento Bicudos com menos de 1 ano de idade.
* Na opinião de muitos conhecedores são, dentre as aves, os melhores cantores que a natureza produziu. Costumam ficar com o rabo abaixado e o peito para a frente, em posição ereta, para ressaltarem a sua aparência de guerreiros.
* Vivem sempre em casais, à exceção no outono, quando, junto com os filhotes, formam bandos com outros companheiros nascidos e residentes nas proximidades. Podem ser vistos ou ouvidos de muito longe nos locais onde habitam, tanto pela altura do canto como pelo costume de pousar no último galho da árvore mais alta da sua área geográfica. Esta posição estratégica lhes dá condição também de avistar e patrulhar todo o território.
* São monogâmicos e territorialistas, procriam pouco na natureza, dois ovos de cada vez. Macho e fêmea voam sempre um atrás do outro, procurando não se separar muito, embora dentro do território às vezes se afastem um pouco, mas continuam sempre se comunicando através dos piados e do canto.
* Em situação normal, o acasalamento se dá de forma tranqüila. Depois da migração temporária da época da muda e do inverno voltam aos seus territórios, no início da primavera, e o macho novamente corteja a mesma fêmea. Como já se conheciam, o entrosamento é rápido e fácil. Logo em seguida iniciam a reprodução.
* A agressividade dos bicudos é muito grande. Uma outra característica marcante é a grande diferença de comportamento individual entre eles. Os machos costumam brigar violentamente com as fêmeas quando estão enciumados. Não permitem de maneira alguma a presença de pássaros, mesmo de maior porte, por perto de seus ninhos, notadamente quando estão com filhotes.